Hoje em dia é muito comum no meio eclesiástico ouvir a frase:“Faltam obreiros para a missão e logo em seguida se ouve que há muitos obreiros precisando de uma igreja”. Sem dúvidas é um grande paradoxo.

Na verdade, sabemos que faltam obreiros para desafios em campos missionários e pequenas igrejas no interior e nas periferias das grandes cidades. Ao mesmo tempo em que para igrejas consolidadas e com estrutura há uma verdadeira disputa por uma oportunidade.

Lembramos que Nossa Senhora da Conceição é Padroeira da Arquidiocese de Maputo e de Moçambique.

Como estão ansiosos pela chegada dos MISSIONÁRIOS DO T.H do Brasil em Outubro, para juntos darem inicio ao movimento do "TERÇO DOS HOMENS" por esta maravilhosa provincia. 

O arcebispo de Maputo; DOM FRANCISCO CHIMOIO aguarda anciosamente por este grande encontro, onde uma comitiva missionária liderada pelo arcebispo do Brasil; DOM GIL ANTONIO MOREIRA e mais 14 MISSIONÁRIOS do Terço dos Homens estarão compartilhando experiencias.

Diante da situação nas igrejas atuais, imagino que Jesus teria falado dos chamados, dos escolhidos e também dos oferecidos. Jesus já havia avisado que “a seara é grande, mas poucos são os trabalhadores” e deixou também a solução para o problema “rogai ao Senhor da Seara que mande mais trabalhadores para Sua Seara” (Mateus 9.38). Ninguém pode dizer que não tem oportunidade para servir a Deus, porque o desafio da evangelização é gigantesco. Precisamos orar mais, como Jesus ensinou para que o Senhor da seara mande mais obreiros para a missão. Vamos refletir no versículo 14 de Mateus 22 e veremos sobre três tipos de pessoas que encontramos na igreja:

1º Os chamados: Os chamados são muitas pessoas que são convidadas a participar e contribuir com o trabalho missionário. Toda igreja ao fim do ano abre um apelo para pessoas servirem nas diversas áreas da Igreja. Quase sempre as áreas mais disputadas, como o louvor, têm a maior procura e os mais discretos como ação social e evangelização são menos concorridos. Mas aqueles que se reconhecem chamados por Deus estão dispostos a fazer o que for preciso. Alguns chamados são como malabaristas na Igreja segurando tudo o que está caindo. Sempre tapam alguma falha de um irmão na última hora. Um exemplo bíblico de chamado foi onde Isaías ouviu a pergunta do Senhor “a quem enviarei?” e respondeu “envia-me a mim” (Isaías 6.8). Todos os cristãos são chamados por Deus para servir a igreja como “sacerdócio real” (I Pedro 2.9).

2º Os escolhidos: Os escolhidos são poucas pessoas que sentiram o chamado de Deus para a missão e se entregaram totalmente. Cristãos dedicados que não conseguem ficar parados vendo a banda passar. Engajam-se facilmente em uma tarefa e não escolhem muito o que fazer, antes aproveitam as oportunidades de acordo com as necessidades que aparecem. São verdadeiros servos de Deus e uns dos outros. Que se reconhecem como escolhidos de Deus para um ministério, sabem qual é a sua missão no Reino de Deus e na sua igreja estão dispostos a pagar o preço que for preciso. Um escolhido de Deus exerce seu ministério em qualquer tempo e lugar. Por exemplo, se seu chamado foi para evangelizar, você faz isso independente de qualquer situação sem precisar ser escalado para uma programação da igreja. É algo natural na vida do escolhido. Gideão foi um exemplo Bíblico de pessoa escolhida por Deus (Juízes 6.11-19) e seus companheiros de batalha também foram escolhidos pelo Senhor ficando apenas trezentos (Juízes 7.1-5). Hoje estamos no tempo da graça e cremos que Deus não escolheu apenas algumas pessoas especiais e sim a todos nós. Contudo poucas pessoas se dispõem mais abertamente para Deus e “cumpre cabalmente o seu ministério” (II Timóteo 4.5).

3º Os oferecidos: Os oferecidos são pessoas que não foram nem chamados, muito menos escolhidos, mas se oferecem para fazer algo na igreja. Acabam entrando pela janela e conseguindo alguma posição no Corpo de Cristo. Preferem sempre cargos de destaque. Os oferecidos gostam muito de microfone e auditórios cheios. Se forem chamados para fazer algo para poucas pessoas, não se dispõem. Alguns exemplos de pessoas oferecidas na Bíblia são Nadabe e Abiú que apresentaram fogo estranho no altar de Deus sem ter permissão para isso e foram mortos pela ira de Deus (Levítico 10.1). Saul ofereceu sacrifício sem a presença do sacerdote Samuel e perdeu o seu reino (I Samuel 15.1-20). Ananias e Safira quiseram aparecer e mentiram sobre uma oferta que ninguém tinha pedido, por isso morreram (Atos 5.1-10). Muitos acham bonito quem canta, quem fala e quem prega no altar, mas precisam entender que para estar ali é preciso muito esforço e dedicação. Não se deve escolher um ministério pela aparência e sim pelo que Deus mostra especificamente para você. Existem pessoas escolhidas para atender grandes igrejas e têm um ministério de sucesso. Entretanto, se forem realmente pessoas escolhidas por Deus, terão vindo de um difícil começo, lutaram muito para chegar até onde estão e mesmo assim não têm dificuldades de ir a um canto qualquer para fazer a vontade de Deus.

Qual dos grupos de pessoas você se encaixaria? Você é um chamado, um escolhido ou um oferecido? Quem é chamado e escolhido não faz o que quiser na hora que der vontade e sim obedece ao mandato de Deus para sua vida o tempo todo sem questionar ou murmurar.

 PROJETO: “O NOVO EXÉRCITO DE MARIA”

 “5 mil terços personalizados foram confeccionados exclusivamente para esta missão e distribuídos entre os irmãos em Moçambique.

- Fizemos uma campanha de arrecadação e conseguimos alcançar esta meta.

Tinhamos este desejo e conseguimos realizar através de ações entre amigos, doações e outros metodos e assim proporcionar esta grande alegria. Levamos também outros 5 mil terços de diferentes modelos e formatos que recebemos dos fiéis por onde passamos no Brasil.

Para nós do Brasil é muito comum a pratica desta devoção em Honra a Nossa Senhora através da recitação do Santo Terço, onde meditamos a vida de Cristo Jesus e vivenciamos estes tão lindos mistérios de sua passagem conosco.

 SOMENTE FAZEMOS CONTA, DAS CONTAS DO SANTO ROSÁRIO. 

A VERDADEIRA MISSÃO

Bem percebemos a distância entre o Divino e o Humano ao medirmos o tamanho do nosso cérebro encaixado na palma de nossa mão. Pensamos no Universo, no Cosmos desconhecido, na grandeza Daquele que tudo criou e comanda em sua Perfeição, exatamente veremos a 'insignificância' que representamos à ONISCIÊNCIA da Trindade Santa.

Diríamos que é mais 'dócil' e mantém teu espírito 'livre' para que ultrapasse esse abismo que nos separa. Saiba que teu cérebro definhará com o tempo, ficará ainda ‘menor’ com o passar dos anos; Mas teu ESPÍRITO cada vez mais, alçará voos desafiadores, por territórios que apenas tu podes chegar como experiência pessoal. Milhares de outros, chegarão a pontos 'distintos' do teu, pois não há sequer uma só experiência igual à outra. 

NOSSA IMENSIDÃO INFINITA POSSUI INIMAGINÁVEIS MISTÉRIOS.

Se MARIA quis atrair-te para que fosse o seu 'divulgador Missionário ' foi porque assim também Deus o quis, não queira que outros venham a ter a 'mesma' experiência que tens nem o 'mesmo' fervor e discernimento. A Tua tarefa é 'passar' com palavras e ações, o que de mais 'legítimo' sente nessa tua Missão de anunciador de MARIA. 

Tem de lutar contra o descrédito e todo tipo de rejeição, entendendo que muitos não fazem por mal, mas por bloqueios racionais que os limitam em estágios e patamares diversos do teu.

NÃO HÁ DISTINÇÃO ENTRE OS ELEITOS; E sim, Missões e Carismas particulares e diferentes; Se desejássemos tal 'Iluminação' aos diversos escolhidos, não precisaríamos de uma VIDA consagrada e sim de focos e aplausos... Comecemos a perceber que o que tem conhecimento NÃO PRECISA DE APROVAÇÃO!!! Apenas DIVULGAÇÃO! Ou seja: Passar à frente o que te foi revelado como uma 'Verdade Escatológica' que confundirá a muitos e servirá de exemplo e um testemunho de Fé.

OS MEMBROS QUE REPRESENTARAM ESTA MISSÃO:

A Missão África teve o seu inicio no dia 12 de
Outubro de 2018; no Santuário Nacional de
Aparecida – SP


Tivemos a alegria da celebração de uma Santa missa de envio no santuário as 05hs00; e recebemos das mãos do Bispo Dom Orlando Brandes e do nosso motivador maior do movimento do terço dos homens o irmão Viveiros, uma replica fac-símile da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida; para nos acompanhar na missão e entregarmos à arquidiocese de Moçambique- Maputo ao Arcebispo Dom Francisco Chimoio.

Ficamos na cidade e nas dependências de Aparecida-SP durante três dias num retiro de orações, aprofundamento e de conhecimento entre o grupo para o planejamento da missão. No dia 14 de outubro fomos para Cachoeira Paulista interior de São Paulo; especificamente na Canção Nova, onde pudemos vivenciar um pouco mais a nossa espiritualidade e focarmos na missão, e tivemos na manhã do dia 15 de outubro uma MISSA ESPECIAL DEDICADA A NOSSA MISSÃO.

Santuário do Pai das Misericórdias. Canção Nova –SP.
Fomos agraciados pelas bênçãos de envio dos sacerdotes.

Na tarde do dia 15 de outubro estávamos no aeroporto de Guarulhos-SP; embarcando para Moçambique
com escala em Johanesburgo.

16/10/2018 – Chegamos a Johanesburgo capital da África do Sul; as 09h00min e; partimos em voos diferentes para Moçambique, a primeira turma chegou às 11h00min horas e a outra somente as 16h00min horas do mesmo dia em Maputo capital de Moçambique. Onde pisamos pela primeira vez no solo moçambicano, e nos dirigimos para a Pensão Martins, local onde estava reservado para nós ficarmos por quinze (15) dias e darmos inicio a nossa grande missão África 2018.
          
17/10/2018 - Pela manhã formamos uma comissão de missionários e na nossa primeira reunião traçamos alguns propósitos de nossos objetivos. E tínhamos no início da tarde uma reunião e deveríamos nos dirigir à residência episcopal e comunicar ao Arcebispo Dom Francisco Chimoio, sobre a nossa chegada e; apresentá-lo a nossa proposta de trabalho, e também transmitir-lhe um recado que o nosso bispo Dom Gil Antônio Moreira havia nos confiado.

Orfanato na periferia desta grande cidade, a congregação de Dom Orione; através da Província Nossa Senhora da Anunciação começou há alguns anos um belo trabalho de caridade e evangelização. Hoje, contam com uma grande paróquia, um seminário e um Pequeno Cotolengo que já atende 40 crianças e que recentemente foi destaque no jornal de maior circulação do país. Na tarde do mesmo dia, a convite de Padre Ricardo da ordem dos Orionitas (brasileiro), fomos visitar o Orfanato no bairro Bagamoyo, onde nos encontramos com quatro sacerdotes (04) e oito (08) funcionarias que cuidam das crianças com muito amor e carinho. Estavam ali trinta e nove (39) crianças deficientes, crianças que foram abandonadas pela família ou que as famílias morreram e a instituição acolhe para cuidar. E mais quarenta e cinco (45) crianças assistidas em casas das famílias.

Essas crianças são acometidas de microcefalia, paralisia cerebral etc., Na propriedade que se encontra afastada do centro tem vários prédios que abrigam diversas atividades:

A casa da administração, o abrigo das crianças maiores e um berçário para os pequeninos, ao lado tem uma sala de atendimento fisioterapêutico, odontológico, uma capela e uma boa área para recreação.

  

Abriga também o Seminário dos Orionitas, onde acomoda os quatro (04) padres e trinta (30) seminaristas.

A manutenção desta obra vem de projetos de ajuda humanitária da Itália, Estados Unidos e contribuições das instituições religiosas locais, até mesmo os Muçulmanos são solidários com esta casa, visitando periodicamente e colaborando com materiais de limpeza e higiene e mantimentos para alimentação.
Para cuidar destes pequenos cristãos, além dos funcionários, contam com a colaboração de um casal de brasileiros que há cinco anos colaboram com a casa, dos seminaristas e pessoas voluntárias que se propõe ajudar para que se tornem menos doloridas à vida destas crianças, que pelas Graças de Deus encontraram pessoas de bom coração que minimizam seus sofrimentos, acolhendo-os como filhos.

19/10/2018 – Visitamos o Seminário São Pio X no bairro Polana Cimento, administrado pelo reitor padre Marcos M’bango participamos da oração do Terço e da celebração da santa missa as 06h30min, tivemos a oportunidade para falarmos do nosso movimento T.H e de Nossa Senhora Aparecida.

Neste local estão estudando cento e cinquenta e um; (151) seminaristas de doze (12) dioceses e de varias províncias de Moçambique, que estudam do 1º ao 4º ano, passando para o estudo de Teologia e Filosofia até chegarem ao sacerdócio. Ficaram reluzentes com a nossa presença e puderam tirar algumas duvidas em relação ao nosso projeto e ficaram de levar aos seus estados de origem e províncias a implantação de novos grupos, bem como o seguimento no formato missionário. Distribuímos muitos Terços, livretos de recitação e muito amor.

E ao chegarmos onde estávamos hospedados, fomos avisados de que havia dois rapazes nos procurando, eram dois seminaristas que haviam pedido ao seu reitor para irem se encontrar conosco, pois gostariam de absolver mais informações referentes à nossa missão e saberem detalhes do “TERÇO DOS HOMENS”; então o reitor permitiu que eles fossem ao nosso encontro.
E daquele momento em diante por todos os dias muitos outros jovens não pararam de irem ao nosso encontro, para saberem mais informações, detalhes e testemunhos desta nossa missão.

  

Afinal de contas serão estes os futuros sacerdotes que darão continuidade ao projeto de DEUS.

Nesta mesma tarde, fomos visitar na periferia no bairro Bagamoyo a Paróquia de São João Bosco.

E o grupo do Terço dos Homens que seria o nosso real objetivo desta missão, afinal de contas foram através de algumas imagens dos homens reunidos rezando o Terço na igreja que iniciamos o nosso projeto e o compromisso de visitá-los.

Participamos da santa missa presidida pelo pároco Pe. Polycarpe W. Tapsoba; que nos recebeu com muito carinho e depois da Santa Missa tivemos a alegria de rezamos com o grupo do Terço dos Homens da igreja e para nossa surpresa nos foram apresentados quinze (15) membros entre jovens e senhores liderados pelo nosso irmão Ernesto José Ngwenha (Lacoste), que já haviam formado o primeiro grupo do Terço dos Homens, há um ano. Disseram-nos que reza o santo terço todas as sextas-feiras as 20h00min e estão prosperando do jeito deles, e que agora irão seguir o formato missionário. E para eles o desafio da sexta-feira seria ainda maior, pois em Moçambique, existe uma tradição de que a sexta-feira é o dia do homem e assim muitos aproveitam para curtirem e festejarem se afastando da família e da igreja.

  

Depois nos serviram um delicioso jantar a moda Africana, com diversas opções e muito saboroso. (Frango assado, Arroz com azeitona e outras verduras, Xiguinha, Pastel, Padinha). São verdadeiramente um povo muito hospitaleiro e de uma sensibilidade muito profunda e humana.

20/10/2018 – Pela manhã três missionários saíram para visitar uma comunidade das irmãs da congregação Aliança da Misericórdia, pois as mesmas haviam nos convidado para fazermos um trabalho em um vilarejo distante e pudéssemos distribuir alguns terços e participássemos deste ato de solidariedade. Estávamos prestes a sair quando fomos surpreendidos pela forte chuva que não nos deixou concluir este propósito. Mas os Terços e livretos deixamos com elas para no próximo compromisso eles distribuírem.

  

Irmãs da Aliança da Misericórdia com o carisma da receptividade.

No mesmo dia no período das 10hs; tivemos uma reunião com todo o grupo missionário para fazermos uma avaliação e uma reflexão sobre nossa missão, ouvindo assim um pouco da historia de cada um de acordo com a realidade de suas Dioceses e grupos do terço.

No Ano do Laicato 2018. Iniciou com a celebração da festa de Cristo Rei em novembro de 2017. A Igreja no Brasil deu inicio ao Ano do Laicato, em que as reflexões se deram a partir da seguinte temática: “Cristãos Leigos e Leigas, Sujeitos na Igreja em Saída, a serviços do Reino” e o Lema: Vóis sois o “Sal da Terra e a Luz do mundo” sendo uma inspiração para os leigos assumirem toda forma sobrenatural de seu Batismo.

Com este desafio e as orientações do Papa Francisco que nos pediu uma Igreja em Saída, o TERÇO DOS HOMENS foi além-fronteiras (Moçambique) levar a palavra de Deus aos nossos irmãos tão sofridos e necessitados, a nossa Missão teve um diferencial, pois; além de evangelizar, foi implantar a prática da recitação do santo Terço, obedecendo também o pedido de nossa Mãe Maria Santíssima que nos pede para rezar o Rosário todos os dias. Fomos ao continente Africano não só a Maputo (Moçambique), mas através de nossos irmãos: Tobias Manuel, Gil Braz, Ernesto José Ngwenha, Domingos Fediasse, Filipe Ismael Machaieie e Francelino Manuel Chamuele, semeamos também nas províncias como Quelimane, Pemba, Nacala, Nampula e outras. Deixamos as sementes plantadas e cuidadores para que estas sementes venham germinar e dar muitos frutos.

Agradecemos primeiramente a DEUS Pai Todo poderoso e aos nossos irmãos moçambicanos pela hospitalidade e as lideranças dos Núcleos que nos ajudaram a difundir este trabalho maravilhoso, superando nossas expectativas.
Agradecemos a Dom Francisco Chimoio (Bispo Atual), Dom Germano Grachane (Bispo Emérito) e todo clero, que nos acolheram e se colocaram a disposição para que fizéssemos nossa missão da melhor maneira possível. Com a benção de Deus nosso Pai e as luzes do Espírito Santo em Cristo Jesus; esta MISSÃO irá contribuir na formação dos homens do terço, na evangelização e até mesmo no convívio familiar. OBRIGADO MARIA SANTÍSSIMA.

E desta forma nos comprometemos dar continuidade a este maravilhoso trabalho em 2019; observando e orientando os nossos irmãos de Moçambique, sobretudo no incentivo de formarem novos grupos na Africa. E perante a nossa Igreja e toda a autoridade nela existente, com as bençãos do nosso Papa Francisco e todo o nosso clero, e também os Homens do Terço que colaboram e contribuem para o êxito e progresso desta Santa devoção, oficializamos com data marcada e o nosso coração acelerado e repleto de emoção que em 2020 estaremos realizando em Moçambique o 1º ENCONTRO INTERNACIONAL MOZ – BRA do Terço dos Homens.

Em outubro no mês das missões, retornaremos a Moçambique e juntos realizaremos este grande encontro de feras, com o - ”TERÇO NAS MÃOS... FÉ NO CORAÇÃO E MUITA ORAÇÃO”.

Outubro é o Mês das Missões.

O Santo Papa Francisco propôs um grande desafio e um verdadeiro ato de entrega e adesão ao projeto do reino de DEUS. Ano do Laicato vai estimular protagonismo dos Cristãos leigos. O tema escolhido para animar a mística do Ano do Laicato foi: “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

Visando realmente atender ao chamado da igreja, o nosso movimento Mariano do Terço dos Homens do Brasil conduzido pelos leigos da igreja; reunimos alguns membros do movimento "T.H" espalhados por todo o Brasil e propomos uma investida missionária de estarmos realizando uma grande expedição em terras distantes.

E depois de tantas pesquisas e buscas, resolvemos visitar a África; e em especial Moçambique- por se tratar de um país com muitos sacerdotes brasileiros, de fácil comunicação à linguagem e costumes bem distintos.

O nosso destino é a cidade de Maputo; para que possamos levar um pouco desta nossa essência missionária e falar deste novo mistério que envolve o TERÇO DOS HOMENS, através de Maria. Sem duvidas o coração da igreja pulsa de alegria ao ver tantos homens com o terço nas mãos e fé no coração.

E diante desta nossa passagem, acreditamos que não será em vão, iremos visitar a Diocese de Maputo, bem como conhecer o tão amável bispo Vosso Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom FRANCISCO CHIMOIO- Arcebispo de Maputo; e entregarmos a Ele uma replica da imagem de Nossa Senhora Aparecida que é a padroeira do Brasil e mãe da humanidade, enviada pelo nosso Bispo Dom Orlando Brandes do Santuário Nacional de Aparecida.

O período que ficaremos em missão será de apenas quinze (15) dias e com certeza serão dias de ensinamentos e principalmente aprendizados. A nossa missão tem o conhecimento e aval do Vaticano, visto que o próprio Papa Francisco outorgou e nos concedeu apoio, animo e incentivo nas investidas missionárias, uma vez que recebeu um de nossos membros em audiência privada para falar da jornada.

O movimento do terço dos homens tem o apoio da CNBB e como Bispo referencia Dom Gil Antonio Moreira, bispo de Juiz de Fora – MG.

Desde já agradecemos o apoio e cientes de uma missão evangelizadora e do nosso compromisso com a igreja.

Acreditar é o primeiro passo para qualquer conquista. 

 

Você é capaz de coisas que nem imagina. Quem diria a muitos anos atrás que algum dia o homem seria capaz de voar?

Quem arriscaria pensar que o ser humano conseguiria pisar a Lua? Tudo é impossível até alguém sonhar mais alto.

Quando uma pessoa transforma seu sonho em um objetivo e luta com determinação por ele, está dando o passo certo para consegui-lo.

Muitos duvidarão inicialmente se o plano for ousado demais, mas a fé é mais forte que qualquer receio e quem não se deixa amedrontar ganha sempre alguma coisa.

Nunca duvide, por isso, de sua capacidade em superar as melhores expectativas. Você terá que ser sempre o primeiro a acreditar para conquistar algo de valioso.

Só não conseguirá alcançar determinada meta se não se propuser a lutar por ela.

Parta e corra pela sua felicidade, sem receios nem hesitações. Aconteça o que acontecer, a maior vitória será saber que deu o seu melhor em todos os momentos da sua batalha.

E só o fato de você lutar já o faz um verdadeiro vencedor...

Fixe o seu olhar em seus objetivos e verás que valerá a pena todo o qualquer esforço que você usar para alcançar esta grande conquista!!! 

Ao constatar a real importância e beneficio deste chamado, os Missionários TH; na pessoa do missionário Renatinho Oliveira, que é membro e um dos fundadores deste movimento de missões em São Paulo-SP; unido a outros irmãos, trataram de elaborar um projeto que envolvesse todos os irmãos do Terço do Brasil. Iniciando-se assim a comunicação entre os irmãos, para juntos realizarem uma grande e audaciosa missão.

Após comunicar e convocar as partes que envolveriam esta missão, trataram logo de apresentar este projeto ao arcebispo de Juiz de Fora MG; Dom Gil Antonio Moreira; bispo referência do “TERÇO DOS HOMENS” do Brasil pela CNBB.

Que então de imediato aprovou o projeto e também incentivou e estimulou, fazendo-se presente nos momentos de comunicação e relação com as autoridades da igreja do Brasil e de Moçambique e; só não pode estar conosco nesta missão, por coincidir a data da viagem aos tratamentos medicos ao qual estaria sendo submetido. Porém o carisma e o envolvimento de Dom Gil Antonio Moreira, à frente deste movimento do “TERÇO DOS HOMENS”; o faz um verdadeiro discípulo missionário de Cristo Jesus, nos fazendo recordar o que nos falou o Papa francisco:

“O PASTOR TEM QUE TER O CHEIRO DE SUAS OVELHAS”.

Desta maneira encaminhamos a forma, o método e o objetivo deste nosso trabalho e apresentamos os irmãos que assim como MARIA: NÃO HESITARAM EM DIZER O SEU SIM! A este grande, audacioso e maravilhoso projeto.

18/10/2018 - Pela manhã participamos da CPA e fomos bem recebidos pelo clero, religiosos (as) e lideranças de Núcleos, abrindo assim as portas para desenvolvermos a nossa missão. Na oportunidade, fizemos a apresentação e entregamos para Dom Francisco Chimoio a Imagem de Nossa Senhora Aparecida que havíamos recebido no Santuário de Aparecida das mãos de Dom Orlando Brandes para nos acompanhar nesta Missão.

Dom Francisco Chimoio ficou muito emocionado e pediu para que ficássemos com a imagem no período de nossa missão na África e que só nos separaríamos de nossa mãe no dia da nossa missa de ação de Graças que seria realizada na catedral de Maputo; e assim faríamos a entronização da imagem em definitivo.

Após a reunião os presentes procuraram conversar com os missionários, começando os agendamentos para visitas nas paróquias, núcleos, seminários e orfanatos.

Todos ficaram interessados em conhecer o nosso trabalho e a prática da reza do Terço dos Homens. E o mais importante ouviram nossos testemunhos, e desta forma tínhamos realmente a certeza de muito trabalho e; com o aval e aceitação do clero, tudo seria consolidado e a nossa missão seria realizada com bom êxito.

E não faltaram grupos e igrejas para agendarmos uma visita e falarmos sobre esta grande maravilha que envolve os lindos mistérios do Santo Rosário.

25/10/2018 – Logo pela manhã fomos visitar a Radio Maria de Moçambique e numa entrevista muito abençoada pudemos falar do nosso projeto e da importância desta nossa relação do homem com a oração do Terço.

  

  

Fomos recebidos pela coordenadora de programação a Irmã Cornélia e pelo diretor Francisco Telma.
Deixamos muitos cd´s e manuais de oração para serem distribuídos em suas programações e assim divulgarem o nosso trabalho e parceria de evangelização.

Neste mesmo dia, visitamos a casa de idosos no bairro de Malanga com 20 mulheres e 16 homens residentes a casa. Com condições muito precárias e dificuldades, nós encontramos os mesmos com necessidades de materiais de uso pessoal e até mesmo limpeza do ambiente. Ao retornarmos para a nossa base, foi solicitado ao grupo uma contribuição para compra materiais de limpeza e higiene, e todos concordaram com este pequeno gesto de amor e caridade aos nossos irmãos idosos e assim fizemos o nosso ato concreto.

  

A coordenação agradeceu por este ato de amor e solidariedade e em retribuição, cantaram e se divertiram, com as musicas e o toque da viola do nosso irmão Hamilton e os demais membros.

Neste mesmo final de tarde visitamos a paróquia; Missão de São Jose de Lhanguene no bairro Chamanculo.

  

Encontramos o Pároco padre Manuel Gomes Leal (Português) e padre Quinito Alfiado Alfredo Mabuie (Moçambicano) que juntamente com mais dois sacerdotes; padre Manuel Jhone Chimbale e padre Lucas Escova e mais algumas Irmãs, cuidam da Paróquia de um orfanato de crianças e adolescentes com estudo, lazer e uma boa formação Cristã.

E em seguida participamos da oração do santo Terço e da Santa Missa presidida pelos mesmos.Tivemos a alegria de apresentarmos e relatarmos o nosso propósito e objetivos. Firmaram conosco a aliança de iniciarem em breve um grupo do Terço dos Homens e nos convidaram para participarmos de uma celebração no próximo domingo e recebermos a benção de retorno de toda comunidade. Predomina-se o núcleo do Sagrado Coração de Jesus e os jovens são de total entrega aos serviços da igreja e as suas pastorais.

26/10/2018 – Neste dia dividimos o grupo em duas partes, pois tínhamos atividades ao mesmo tempo em dois lugares. No primeiro momentos ficamos todos juntos no Hospital Central de Maputo na inauguração do primeiro Banco de Leite Materno de Moçambique.

Fomos convidados no dia anterior por membros do hospital que relataram a embaixada que estávamos presentes no pais.

Quando fomos falar com a direção para ver a possibilidade de fazermos uma visita, então nos foi feito o convite para participarmos da mesma; por se tratar de um projeto em parceira do Brasil e África desde 2010. Onde estava sendo representado pelo Embaixador do Brasil em Moçambique o Sr. Rodrigo Baena Soares.

  

  

Foi um momento muito importante e marcou a nossa missão.

Pois presenciamos um fato histórico na vida dos nossos irmãos africanos, afinal de contas todos nós sabemos o alto índice de morte de crianças prematuras e da importante necessidade do acompanhamento pré-natal.

Todos os presentes e; em especial as gestantes estavam muito felizes com este acontecimento; e nós louvamos a DEUS e a Mãe de Cristo Jesus por nos conceder a graça de presenciar este grande fato na historia e vida destes nossos irmãos africanos.

Depois o grupo se dividiu em duas partes e uma turma ficou para realizar as visitas nos leitos do Hospital e evangelizar através da musica e distribuição dos Terços aos enfermos e membros presentes.

A outra equipe foi para a Paroquia de São João Bosco no bairro do Bagamoyo para juntos participarem da Santa Missa as 18:00e; ao termino rezarem juntos o Santo Terço que havíamos combinado, pois estes foram os primeiros membros do TH de Moçambique e queriam fazer uma apresentação dos membros.

  

Com o apoio do nosso irmão José Lacoste, Francelino e Felipe e os demais membros nos despedimos e nos colocamos a disposição dos mesmos para levar em frente esta missão, formando mais grupos expandindo assim a prática da reza do Santo Terço Missionário Mariano e temos a certeza de que em breve teremos grandes novidades envolvendo os dois continentes.

27/10/2018 – No sábado pela manha nos reservamos em oração aos estudos bíblicos tais como aprofundamento e discernimento Cristão. Partilhamos um pouco mais da essência Mariana e fomos as ruas em pequenos grupos andar pela cidade para distribuir Terços e falar do amor de Maria e testemunhar esta transformação.

  

  

Foi uma bonita experiência esta saída em pequenos grupos, pois assim partimos em varias direções com um único objetivo “EVANGELIZAR”.
Cada grupo relatou momentos únicos e repletos de emoção por todos os lados que passaram e sentimos que realmente a nossa missão tem “SIM” grande valor.

À noite voltamos à Catedral de Maputo para participar do Santo Terço e da Celebração Eucarística, presidida pelo Padre George (Italiano) que fora indicado por Dom Francisco Chimoio que precisou viajar e não pode participar da celebração da entronização da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

  

Ele nos chamou para fazermos a entronização da imagem e nos dar a benção para o retorno ao Brasil e nossas dioceses, encerrando assim nossa Missão com louvor.

Deixamos com ele a Imagem de Nossa Senhora Aparecida e a Bandeira do Brasil, assinada por todos os Missionários T.H para serem entregues a Dom Francisco Chimoio.

  

A imagem ficará num altar já determinado na catedral para visitação, cultos de veneração e oração.

Ficamos muito felizes com a receptividade e carinho de todos os membros da catedral de Maputo. Ficaremos com muitas saudades de todos os momentos por ali vividos. Dom Francisco Chimoio realmente é um pastor que tem o cheiro das ovelhas e conquistou o carinho, respeito e admiração de todos os homens do Terço. O padre George é muito carismático e transmite muitas alegrias a todos, muito firme em suas colocações e um sacerdote abençoado.