Santos tradicionais nas devoções dos católicos brasileiros
 
Clique abaixo sobre a figura ou o nome do mês correspondente ao que você quer saber os santos do dia!
 

BIOGRAFIA DOS SANTOS

Biografias dos santos mais populares do devocionário brasileiro

Entrar

NOMES DOS SANTOS

Aqui você encontra em ordem alfabética os Nomes dos Santos

Entrar

SANTO DO DIA

Santos de cada dia do ano. Procure aqui o Santo do seu dia

Entrar

RELAÇÃO DOS NOMES

Aqui encontrará a relação, em ordem alfabética, dos santos com biografia em nossos arquivos.

SANTOS PADROEIROS

Santos Padroeiros das Profissões

Entrar

Santos Padroeiros das Cidades

Entrar

Santos Padroeiros dos Estados

Entrar

Santos Padroeiros dos Países

Entrar

SANTOS PROTETORES

Santos Protetores

Entrar

DOUTORES

Os Doutores, Místicos e os 14 Santos Auxiliares

Entrar

Os Pais da Igreja

Entrar

Os Apóstolos

Entrar

DIVERSOS

Diversos

Entrar

SUA PARÓQUIA

Veja em onde existe uma igreja do seu santo.

Entrar

ORAÇÕES

Conheça a oração do seu santo protetor

Entrar

FOTOS

Algumas fotos de igrejas  de seus santos favoritos

Entrar

BEATOS

Encontre as biografias dos beatos mais populares do devocionário brasileiro, português.

Entrar

NOSSA SENHORA

Veja os Títulos de Nossa Senhora

Entrar

Veja as histórias de alguns Títulos de Nossa Senhora

Entrar

As orações à Nossa Senhora

Entrar

Veja o novo Rosário

 Entrar

 As primeiras imagens de Nossa Senhora

Entrar

DIA QUE NASCI

 Veja aqui o dia da  semana que nasceu

Entrar

LUA QUE NASCI

Você nasceu na Semana Santa, no Carnaval, no dia de Corpus Christi?  veja aqui.

Entrar

AGRADECIMENTOS

Agradeça aqui as graças recebidas pela intercessão de seu santo protetor.

Entrar

Aqui as recebidas pela intercessão de Nossa Senhora

 Entrar

 

 

OS APÓSTOLOS DE CRISTO


Apóstolo é uma palavra derivada do grego que significa enviado. Inicialmente Jesus escolheu doze apóstolos e os enviou para diversos lugares para pregarem a chegada da Boa Nova ou do Evangelho. Jesus também tinha para ajudá-lo em vida, além dos doze apóstolos, cerca de 70 discípulos, palavra derivada do latim que significa aluno. Nos seus doze homens, originalmente um era coletor de impostos, outro carpinteiro e vários outros eram viajantes ou pescadores que exerciam sua profissão nas águas da Galiléia. Quando foram chamados para servir, eles se dedicaram a ser testemunhas para o mundo daquele que os chamara. Abaixo segue o nome dos discípulos principais ou apóstolos escolhidos por JesusCristo há cerca de dois milênios:

São Pedro: era bastante temperamental, mas apesar de suas fraquezas foi fiel a Cristo até sua morte. Recebeu a responsabilidade de conduzir a Igreja. A Basílica de São Pedro em Roma, foi construída sobre o local em que Pedro foi sepultado.
São Paulo: era fabricador de tendas, um homem vigoroso e determinado. Anunciou Cristo crucificado e formou muitas comunidades cristãs.
São Judas Tadeu: não existem muitos registros sobre a vida de Tadeu, mas sabe-se que ele era muito querido pelo povo. Foi evangelizador na Mesopotâmia e na Pérsia.
São Simão: chamado por Lucas de “o Zelota” e por Mateus de “Cananeu”. As duas palavras significam “zeloso”. Foi discípulo fiel de Jesus.
São Tiago Menor: acredita-se que era primo de Jesus. Dizem até que se pareciam fisicamente. Escreveu uma carta que nos ajuda a entender seu estilo de vida de penitência, rigor e disciplina.
São Tomé: era pescador. Tinha personalidade forte e não tirava conclusões precipitadas. Tomé precisou ver Cristo ressuscitado para crer nele. Por isso atribuímos a expressão “só acredito vendo” a São Tomé.
São Mateus: era cobrador de impostos, por isso visto como impuro naquela época. Deixou tudo para seguir Jesus. Não se sabe muito a respeito de suas origens e sua família.
São Bartolomeu: além do Evangelho, não existem muitos dados sobre sua vida. Foi discípulo missionário na Índia e foi crucificado de cabeça para baixo.
São Filipe: era um homem preocupado e que fazia as coisas de imediato. Ficou preocupado onde iria arrumar dinheiro e comida para saciar a multidão faminta, então questionou Jesus.
Santo André: era irmão de Pedro, e os dois eram pescadores. Era discípulo de João Batista, mas quando o ouviu dizer ‘Eis o cordeiro de Deus’, seguiu Jesus e nunca mais o abandonou.
São João: era um pescador de temperamento impulsivo (que reage sob o calor do momento). Queria ser tratado de forma diferente dos outros apóstolos, mas Jesus docilmente o censura. Cuidou da mãe de Jesus.
São Tiago Maior: era irmão de João. Foi o primeiro apóstolo a ser martirizado por Herodes. Foi missionário na Espanha.

 

FREI GALVÃO
Santo Antonio de Sant´Anna Galvão (Antonio Galvão de França)

“HOMEM DA PAZ E DA CARIDADE”, que viveu sua vida em religiosa pobreza,contínua penitência e alegre simplicidade.

Dados Biográficos

 FREI GALVÃO nasceu em 1739, em Guaratinguetá, Estado de São Paulo, Brasil.

11 de Julho de 1762 – Ordenado sacerdote no Rio de Janeiro;
1774 – Fundou o Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Divina Providência, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz das Irmãs Concepcionistas, conhecido como Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo;
23 de dezembro de 1822 – Frei Galvão adormeceu santamente no Senhor, no Mosteiro da Luz em São Paulo;
25 de outubro de 1998 – Beatificado em Roma pelo Papa João Paulo II;
11 de maio de 2007 – Canonizado em São Paulo. pelo Papa Bento XVI.

Família

Seus pais, Antônio Galvão de França e Isabel Leite Barros, deram aos seus 11 filhos profunda educação religiosa, exemplo de integral vida cristã e amor aos pobres.

Estudos e Formação

Com 13 anos de idade, em 1752, foi enviado pelo pai para o Seminário de Belém, na Vila de Cachoeira dos Padres Jesuítas, na Bahia, a fim de ter formação humana e cultural sólida, onde lá permaneceu até 1756.
No dia 15 de Abril de 1760, ingressou no noviciado do Convento de São Boaventura, Vila de Macacu, no Rio de Janeiro.
No dia 16 de Abril de 1761, fez a profissão solene e o juramento, segundo o uso dos Franciscanos, de empenhar-se na defesa da doutrina sobre a Imaculada Conceição de Nossa Senhora.
Com 23 anos de idade, em 11 de julho de 1762, é ordenado sacerdote, no Rio de Janeiro, celebrando sua primeira missa na Igreja de Santo Antônio em Guaratinguetá.
Frei Galvão foi profundamente marcado pela formação franciscana e devoção a Maria, cuja dimensão nos é revelada pela sua consagração à Imaculada Virgem Maria como “filho e escravo perpétuo” , assinada com o próprio sangue, em 09 de novembro de 1766.

Missionário

Em 1768, foi nomeado Pregador, Confessor e Porteiro do Convento de São Francisco de São Paulo e, logo em seguida, Confessor do “Recolhimento de Santa Tereza”
Fundou em 1774, o “Recolhimento de Nossa Senhora da Conceição da Luz da Divina Providência”, hoje Mosteiro da Imaculada Conceição da Luz das Irmãs Concepcionistas, conhecido como Mosteiro da Luz, na cidade de São Paulo.
Nos anos de 1776-1780 e 1792-1793, Frei Galvão foi Comissário da Ordem Terceira Franciscana de São Paulo.
Em 1802, Frei Galvão recebeu o privilégio de Definidor, pela solicitação do Provincial feita do Cardeal Pacca, Núncio Apostólico em Lisboa, Portugal, alegando que Frei Galvão é “ um religioso que, por costumes e por exemplaríssima vida, serve de honra e de consolação a todos os irmãos, e todo o Povo daquela Capitania de São Paulo, Senado da Câmara e o mesmo Bispo Diocesano o respeitam como um varão santo”.
Em 1807, recebeu o cargo de Visitador Geral e Presidente do Capítulo de 1808, cargos este que teve que renunciar devido seu estado de saúde abalado.

Falecimento

Frei Galvão faleceu no dia 23 de dezembro de 1822, às 10 horas, com 83 anos, e foi sepultado na Igreja do Recolhimento que ele mesmo ajudara a construir.
Seu túmulo encontra-se diante do altar-mor da Igreja, no Mosteiro da Luz, e sempre foi e continua sendo lugar de constantes visitas e de peregrinações de fiéis.

Sua Beatificação e Canonização

O processo de Beatificação e Canonização foi iniciado em 1938, reaberto solenemente em 1986 e concluído em 1991, tendo como postuladora a Irmã Célia B. Cadorin.
Aos 8 de abril de 1997 foi promulgado o Decreto das Virtudes Heróicas, passando a ser chamado Venerável.
Aos 06 de abril de 1998, foi reconhecido o Milagre para Beatificação, através do Decreto do Papa João Paulo II.
A celebração da BEATIFICAÇÃO foi aos 25 de outubro de 1998, presidida pelo Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, em Roma, Itália.
Aos 16 de dezembro de 2006, foi reconhecido o Milagre para Canonização e promulgado o Decreto, autorizado pelo Papa Bento XVI.
Milagre para a Beatificação: Foi a cura da menina Daniela Cristina da Silva, de 04 anos. Em 1990 ela estava internada no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, com hepatite tipo A, fulminante associada a oito complicações e duas infecções hospitalares, das mais graves e sem esperança para os médicos. A Menina tomou a pílula de Frei Galvão, dada pela própria mãe, e foi curada. Como a medicina não conseguiu explicar a cura, a Santa Sé aprovou o milagre.
A celebração da CANONIZAÇÃO foi no dia 11 de maio de 2007, no Campo de Marte, em São Paulo, Brasil, em concelebração presidida pelo Papa Bento XVI.

Milagre para a Canonização: Foi o caso da Sra. Sandra Grossi de Almeida e de seu filho Enzo de Almeida Gallafassi, da cidade de São Paulo, hoje residentes em Brasília.
A Sra. Sandra sofria de malformação do útero, que impedia que a gravidez chegasse ao final, sofrendo diversos abortos e correndo risco de vida em possíveis partos. Recorrendo ao Beato e tomando as “pílulas de Frei Galvão”, a gravidez chegou a trinta e duas semanas e nasceu o Enzo, no dia 11 de dezembro de 1999. O caso é cientificamente inexplicável no seu conjunto, segundo os conhecimentos científicos atuais, sendo reconhecido como miraculoso pela comissão médica a 18 de janeiro de 2006 e pela Comissão dos Teólogos a 13 de julho de 2006. A Congregação das Causas dos Santos, autorizada pelo Papa Bento XVI, promulgou, no dia 16 de dezembro de 2006, o Decreto a respeito do milagre atribuído à intercessão do Beato Frei Antonio de Sant´Anna Galvão.

(fonte: Arquidiocese de São Paulo)

 

Todos os 3 evangelhos sinóticos trazem a lista dos escolhidos por Jesus (in Marcos 3,16-19, Mateus 10,2-4 e Lucas 6,13-16). Mas os detalhes biográficos são raros. Abaixo veja a lista dos apóstolos e, eventualmente, alguma indicação daquilo que faziam.

     Simão, chamado Pedro - Pescador
     André, irmão de Pedro - Pescador
     João, irmão de Tiago Maior, autor do Evangelho - Era discípulo de João Batista e provavelmente pescador
    Felipe - Nenhuma informação sobre a profissão
    Tiago Maior - Pescador
    Bartolomeu - Nenhuma informação. Era de Caná
    Tomás- Nenhuma informação sobre a profissão
    Mateus, evangelista - Cobrava impostos
    Tiago Menor ou Tiago de Alfeu - Nenhuma informação sobre a profissão
    Judas Tadeu (Judas de Tiago) - Nenhuma informação sobre a profissão
    Simão Cananeu (Simão Zelota) - Lutava contra a dominação romana
    Judas Iscariotes, que traiu Jesus - Nenhuma informação sobre a profissão

A SANTA CEIA JESUS COM OS APÓSTOLOS

Última Ceia, reprodução da tela de por Leonardo da Vinci exposta no 
refeitório do Mosteiro da Nossa Senhora da Graça, em Milão, Itália. 
Da esquerda para a direita, segundo o autor, tem-se: 
BartolomeuTiago e André; 
Judas (mais a frente), Pedro e João; 
Cristo, ao Centro; 
ToméTiago (o Jovem) e Filipe; 
MateusTadeu e Simão

O Novo Testamento

Os primeiros quatro livros são sobre a vida, os ensinos e a morte de Jesus Cristo, e são designados de Os Evangelhos, que significa A Boa Nova. Eles foram escritos por Mateus,MarcosLucas João, sendo que Mateus e João foram apóstolos do Mestre e escreveram como testemunhas oculares. Marcos, que era médico e denominado também como João Marcos, escreveu depois da crucificação de Jesus, baseado nas lembranças do Apóstolo Pedro. Já Lucas, discípulo de Paulo de Tarso, que também não foi testemunha ocular de Cristo, fez uma pesquisa criteriosa para ordenar os fatos e os ensinos do Mestre, baseando-se boa parte dela nas lembranças de Mariamãe de Jesus. O Atos dos Apóstolos, que vem logo depois do Evangelho de João, fala das atitudes dos apóstolos após a crucificação de Jesus, começando com o evento chamado de Pentecostes, e continuando mais atento à vida e às viagens do apóstolo Paulo, abrangendo um período de mais de trinta anos após a morte de Jesus. As Epístolas são escritos doutrinários em forma de cartas, que se dividem em dois conjuntos: asPaulinas e as Universais. As Paulinas são as cartas que o apóstolo Paulo mandava às igrejas recém fundadas e aos discípulos. As Universais são as cartas de vários apóstolos para os cristãos em geral, compreendendo: uma carta de Tiago, uma de Judas Tadeu, duas de Pedro e três de João Evangelista. O Apocalipse é um livro em linguagem cifrada, cheia de símbolos e visões proféticas relativas ao final dos tempos, escrito já na velhice de João Evangelista, quando este estava recluso na ilha de Patmos.

 

CALENDÁRIO DOS DIAS SANTOS

 
DIA QUE COMEMORA-SE O DIA DE PROTETOR 

JANEIRO

01/01 Maria Santíssima Mãe de Deus 
06/01 Reis Magos 
08/01 Batismo do Senhor 
20/01 São Sebastião Soldados e contra as pestes 
21/01 Santa Inês 
22/01 São Vicente Pobres 
27/01 Santa Ângela de Mérici 
31/01 São João Bosco 

FEVEREIRO

02/02 N. Sra. dos Navegantes 
03/02 São Brás Garganta 
09/02 Santa Apolônia Dentistas 
10/02 Santa Escolástica 
11/02 N. Sra. de Lourdes 
16/02 N. Sra. do Desterro 
18/02 Santa Bernadete 

MARÇO

10/03 São Domingos Sávio 
19/03 São José 
25/03 Anunciação de N. Senhora 
26/03 São Dimas 
27/03 São Lázaro 
31/03 São Benedito Cozinheiras 

ABRIL

02/04 São Francisco de Paula 
19/04 Santo Expedito 
23/04 São Jorge 
25/04 São Marcos 
27/04 Santa Zita Empregadas domésticas 
30/04 Divino Espírito Santo 

MAIO

01/05 São José Operário 
03/05 São Tiago 
04/05 São Pelegrino 
08/05 São Vitor 
12/05 São Pancrácio 
13/05 N. Sra. de Fátima 
14/05 São Matias 
22/05 Santa Rita 
24/5 Santa Sara / N. Sra. Auxiliadora 
26/05 N. Sra. do Caravágio 
30/05 Santa Joana D'Arc 

JUNHO

09/06 Padre Anchieta 
13/06 Santo Antônio 
15/06 São Vito 
22/06 Sagrado Coração de Jesus 
23/06 Imaculado Coração de Maria 
24/06 São João Batista 
25/06 Menino Jesus de Praga 
27/06 N. Sra. do Perpétuo Socorro 
29/06 São Pedro e São Paulo 

JULHO

03/07 São Tomé Arquitetos 
04/07 Santa Isabel 
06/07 Santa Maria Goretti 
09/07 N. Sra. Mediugórie ou N. Sra. Rainha da Paz 
11/07 São Bento 
12/07 N. Sra dos Campos 
13/07 N. Sra. da Rosa Mística 
14/07 São Camilo de Lélis 
16/07 N. Sra. do Carmo 
22/07 Santa Madalena 
25/07 São Cristóvão Motoristas 
26/07 Santa Ana / São Joaquim Avós 
29/07 Santa Marta 
31/07 São Inácio de Loyola 

AGOSTO

04/08 São João Maria Vianei 
05/08 N. Sra. das Neves 
06/08 Bom Jesus 
07/08 São Caetano 
10/08 São Lourenço 
11/08 Santa Clara Comunicações e televisão 
12/08 N. Sra. das Cabeças 
15/08 N. Sra. da Glória 
16/08 São Roque 
18/08 Santa Helena 
22/08 N. Sra. Rainha da Paz 
23/08 Santa Rosa de Lima 
24/08 São Bartolomeu 
27/08 Santa Mônica 
28/08 Santo Agostinho 
31/08 São Raimundo Nonato 

SETEMBRO

08/09 N. Sra. da Penha 
08/09 Natividade de Nossa Senhora 
15/09 N. Sra. das Dores 
16/09 São Cipriano 
21/09 São Mateus 
21/09 Santa Efigênia 
27/09 São Cosme e Damião 
27/09 São Vicente de Paulo 
29/09 São Miguel 
29/09 São Gabriel 
29/09 Santos Arcanjos 
30/09 São Jerônimo 

OUTUBRO

01/10 Santa Terezinha (Tereza do menino Jesus) 
02/10 Anjo da Guarda 
04/10 São Francisco de Assis Natureza e dos pobres 
05/10 São Benedito 
07/10 N. Sra. do Rosário Negros e congadeiros 
10/10 N. Sra. de Nazareth 
12/10 N. Sra. Aparecida 
15/10 Santa Tereza 
16/10 Santa Edwirges Endividados 
18/10 São Lucas Médicos 
28/10 São Judas Causas Impossíveis 
30/10 São Geraldo 

NOVEMBRO

01/11 Dia de Todos os Santos 
02/11 São Lázaro 
02/11 Finados 
05/11 Santa Isabel 
19/11 Santos Roque Gonzalez e companheiros 
22/11 Santa Cecília 
24/11 Cristo Rei 
26/11 Santa Catarina 
27/11 N. Sra. das Graças 
30/11 Santo André ( apóstolo ) 

DEZEMBRO

03/12 São Francisco Xavier 
04/12 Santa Bárbara 
08/12 Imaculada Conceição 
12/12 N. Sra. de Guadalupe Índios - Padroeira da América Latina 
13/12 Santa Luzia Olhos 
25/12 Natividade de Jesus 
26/12 Santo Estevão 
27/12 Festa da Sagrada Família 
31/12 São Silvestre